25 de nov. de 2008

23º, 24º e 25º Encontros - Ortografia

Existem inúmeras maneiras para se ensinar ortografia, por exemplo, pode-se fazer ditados, fazer brincadeiras usando jogo da memórias e fazer consultas ao dicionário.
Exemplos de atividades para sala de aula:
Primeiro deve-se fazer um ditado de palavras.
Depois, pedir aos alunos para elaborar palavras cruzadas com pelo menos 10 palavras que apresentaram alterações ortográficas no ditado.
Uma outra atividade didática seria incentivar, de forma lúdica, os alunos a identificarem raízes de palavras e pesquisar a sua origem. Ainda nesta atividade, pode ser agregada a iniciativa de levar os alunos a criarem novas palavras ou a utilizarem prefixos e sufixos com os radicais, e a constatar seu efeito no significado dos neologismos e depois apresentar o resultado para a turma.

Uso do dicionário
O aluno que cometer um erro ortográfico pode fazer a correção procurando a palavra no dicionário, primeiramente ele deve tentar encontrá-la da forma como a escreveu. Claro, como está errada não irá encontrar a palavra na forma com a grafou. Em seguida, deve-se pedir que capture a palavra e quando encontrá-la a copie da forma como a encontrou no dicionário, ou seja, corretamente, observando em que parte fez permuta ou omitiu letras e acentos, depois deve-se pedir ao estudante que copie também todas as palavras- irmãs (cognatas) da palavra que apresentou dificuldade em grafar corretamente. Ao copiar as palavras o aluno estará memorizando a forma de grafá-la e isso o ajudará a aprender a escrevê-la.

Nenhum comentário: