16 de nov. de 2008

10º Encontro - Abordagem intersemiótica

O que mudou em sua visão após a análise de um livro usando a abordagem intersemiótica?

O que você, leitor, pode fazer para ampliar o seu dialogismo?

A descoberta de que o aluno também pode compartilhar de uma leitura enriquecedora onde sua visão de mundo pode ser ampliada a partir de uma simples ilustração, foi o que eu aprendi no segundo encontro com a professora Sonia Soares. Ela nos levou livros ilustrados e nos pediu para analisar histórias a partir das ilustrações e só depois fazer a leitura. Essa experiência demonstrou que a leitura prévia das imagens ajuda bastante na compreensão da história, pois aciona nosso conhecimento prévio, nossos horizontes de experiência. Além dos desenhos impressos no livro, também existem outras imagens que fazem parte do plano de expressão e ajudam na análise da leitura ( informação visual/co-textuais): informações sensórias, constituintes cromáticos, constituintes fônicos como a aliteração e a assonância; elementos lingüísticos como as metáforas, as metonímias e os neologismos.

Segundo a profª Sonia Soares " o universo discursivo tem um princípio dialógico de três ordens: Primeiro - é dialógico porque a enunciação tem uma orientação social, é orientada pelo outro e por ele determinada. Escrevo para o outro que, por sua vez, orienta e conduz o que escrevo e a maneira como escrevo. Segundo - é dialógico porque sua compreensão depende de formulação ativa de resposta, que é a participação e a inserção do outro no diálogo que proponho. Quando leio formulo respostas. Terceiro - é dialógico porque é essencialmente polifônico. Não há discurso solitário, todos os discursos, todos os enunciados são permeados por outras vozes que atravessam a leitura e a escrita. Cada texto traz o eco e faz vozes que o constituíram através da história."

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