25 de nov. de 2008

20º Encontro - Temas sociais do Filme " Desmundo"

"Sinopse: No século 16, o Reino Português enviava órfãs brancas para casarem com os colonizadores brasileiros, a fim de manter a supremacia da raça numa tentativa de minimizar a miscigenação. O filme é sobre uma dessas órfãs, chamada Oribela (Simone Spoladore), que se casa com Francisco, um fidalgo rude (Osmar Prado) e, juntos, desenvolvem uma relação conturbada, agravada pela presença de um outro homem (Caco Ciocler)."

O filme reproduz de forma brilhantes a formação da sociedade brasileira, onde a mulher era tratada como mercadoria barata e uma escrava sexual. Os índios também eram mercadorias, mão de obra escrava. A igreja católica era uma mercadora que intermediava a venda das garotas órfãs aos colonizadores, a igreja também fazia um trabalho de aculturação dos indígenas obrigando-os a se tornarem cristãos.
Atualmente, nossa sociedade é fruto daquela colonização feita por homens brutos e selvagens, uma colonização de exploração, feita pela escória portuguesa.
Hoje o Brasil é uma sociedade civilizada, a mulher é considerada igual ao homem pela nossa lei suprema a Constituição Brasileira. Porém, ainda existem resquícios daqueles tempos mostrados pelo filme "Desmundo". O machismo brasileiro é fruto daquela época e ainda existe muito preconceito em nosso país, como por exemplo: contra os índios, contra as mulheres, contra os negros, e também preconceitos religiosos. Ainda temos um longo caminho a percorrer para que a igualdade que prega a lei exista de fato e não apenas de direito.

Nenhum comentário: